Melides é uma aldeia tradicional Alentejana em Portugal, com casas brancas e ruas calmas,
mas também viva e cheia de história, merecendo uma visita.
Junto à praia com o mesmo nome, a Lagoa de Melides estende-se para o interior através de vários quilómetros de arrozais e tem a norte uma falésia de arenito. Desde 2010 está em processo de classificação como Área Protegida de Interesse Local. Este é um bom local para observar patos, rapinas e limícolas.
A lagoa pode ser visitada por ambas as margens. A margem sul é servida por uma estrada pavimentada e ao norte por uma estrada de terra, mas aceitável para qualquer veículo.
A Praia de Melides situa-se na longa faixa de areia que faz a separação entre o mar e a Lagoa de Melides. Com um acesso fácil por estrada e um bom parque de estacionamento, esta praia está equipada com infraestruturas de apoio, que incluem uma rede de voleibol.
É considerada a praia com a maior extensão do país. Bem conhecida por praticantes de surf e bodyboard, a praia também é procurada por paragliders que encontram na Vigia (uma escarpa com mais de cinco metros) o melhor local para se lançar em voos de pura contemplação. Perto da praia vai encontrar bares e restaurantes onde se pode desfrutar com segurança bons pratos de peixe, enquanto observa o pôr do sol mais incrível.
A estrada de 4 km que leva à praia, correndo pinheiros e plantações de arroz, conecta-se a Melides.
Entre a cultura rural autêntica e um litoral surpreendentemente selvagem, o Alentejo propõe uma experiência única destes dois mundos. A excelente cozinha, vinhos seleccionados e povo hospitaleiro fazem deste um paraíso turístico da mais alta qualidade.
Formada pelo Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores e vários Percursos Circulares, esta rota resulta de uma criteriosa selecção de caminhos rurais e costeiros, para um usufruto pleno desta área litoral, que se encontra num precioso estado de conservação, no que respeita à paisagem, aos valores naturais e ambientais, à cultura e às tradições.
Região vitivinícola de grande tradição, o Alentejo possui vinhos que nos surpreendem pela excelência, pelos aromas e pelas cores, tão singulares como a paisagem e a própria gastronomia. E se aos vinhos juntarmos os deliciosos queijos alentejanos e os sabores aromáticos da gastronomia alentejana, então a visita ficará sem dúvida mais rica e completa.
A Casinha da Aldeia está situada no coração da aldeia de Melides. Melides é uma aldeia tradicional do Alentejo, com casas brancas e ruas calmas, mas também viva e cheio de história, merecendo uma visita.
Oferece tudo o que precisa, desde supermercados, farmácias, centro de saúde, bancos, restaurantes a lojas e pastelarias.
O posto de turismo encontra-se nas proximidades, localizado no centro da aldeia, no antigo edifício da moagem, e oferece uma exposição representativa e venda de artesanato e produtos locais.
Os primeiros dados conhecidos sobre a Melides remontam ao século XVI. A aldeia de Melides parece ter surgido como um pequeno grupo de pescadores / agricultores que gradualmente concentraram as suas casas antes dispersas.
Mas em Melides abundam vestígios arqueológicos de vários períodos históricos:
Também são recomendadas as seguintes visitas:
Shows, artesanato e doces típicos regionais, como "Alcomonias" e "Pinhão doces" são algumas das atrações da Feira de Melides, que geralmente ocorre em novembro.
Aqui pode saber mais sobre a Feira de Melides.
Aqui pode pesquisar mais eventos na região.
- Restaurantes em Melides;
- Posto de Turismo em Melides;
- Passeio a cavalo em Melides;
Então, do que está à espera?